16.6.09

Alucinógenos


- O que é?


"Psicodelia é uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. O termo "psicodelia" origina-se da composição das palavras gregas psiké (ψυχή - alma) e delos(δήλος - manifestação). A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos ou pela exuberância criativa livre de obstáculos." - Wikipédia

Ou seja, é possível que se veja coisas que não existem, ouvir sons de maneira diferente e até interagir, se comunicar, com objetos inanimados.


- O que produz?

Há diversas substâncias químicas modificadas (manipuladas) em laboratório (ex.LSD). Porém, a natureza nos presenteou com plantinhas e cogumelos que nos trará o mesmo efeito com menos dano.
São eles:
  • Cogumelo - Dele se extrai a substância de ação alucinógena "psilocibina".
  • Jurema - Planta brasileira, Mimosa hostilis, chamado popularmente de Jurema, é usado pelos remanescentes índios. Os efeitos são descritos por José de Alencar na obra Iracema.
  • Mescal ou Peyolt - É um cacto que produz a substância alucinógena mescalina.
  • Caapi e Chacrona - São duas plantas alucinógenas que são utilizadas conjuntamente sob forma de uma bebida.
  • Datura stramoniun - Todas as partes da planta contêm quantidades significativas de atropina , escopolamina e compostos relacionados.
  • A noz - moscada e suas cascas contêm as substâncias alucinógenas miristicim e elemicim . As estruturas químicas de ambas , são, como a mescalina ,semelhantes à da norepinefrina ou anfetaminas criadas em laboratório , mas os efeitos se parecem mais com os do LSD.
Esses são alguns exemplos de alucinógenos naturais.

- Qual é o efeito?

"A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos mentais originalmente desconhecidos por parte do indivíduo em questão. Os estados psicodélicos fazem parte do espectro de experiências induzidas por substâncias psicodélicas. Neste mesmo campo de estados, encontram-se as alucinações, distorções de percepção sensorial, sinestesia, estados alterados de consciência e, ocasionalmente, estados semelhantes à psicose." - Wikipédia


Níveis de efeito alucinógeno:

O Psychedelic Experience FAQ (em inglês) descreve cinco níveis da experiência:
  • Nível 1: Aumento das capacidades sensitivas (principalmente visuais), tornando as cores mais "brilhantes". Ligeiras anomalias na memória de curto prazo. Mudanças na comunicação entre ambos os lados do cérebro, tornando a música mais expressiva.
  • Nível 2: Cores realçadas, ligeiras alucinações visuais (ex. objetos se movimentam ), desenhos parecem adquirir terceira dimensão. Pensamentos confusos; considerável aumento dascapacidades criativas.
  • Nível 3: Alucinações visuais claras, tudo parece curvado ou alterado em outros aspectos, caleidoscópios ou imagens fractais vistas nas paredes, paisagens, imagens de pessoas, etc. Alucinações com os olhos fechados se tornam tridimensionais. Há alguma confusão entre os sentidos (ex. o indivíduo começa a "ver os sons como cores"). Distorções na percepção temporal e "momentos eternos". Movimentação corporal se torna extremamente difícil (muito esforço necessário).
  • Nível 4: Alucinações extremamente fortes (ex. objetos se fundem com outros). Destruição ou divisão múltipla do ego (ex. objetos parecem conversar com o indivíduo, ou este começa a sentir sensações contraditórias simultaneamente). Alguma perda da realidade. O tempo perde seu significado. Experiências extra-corporais. Fusão dos sentidos
  • Nível 5: Total perda de conexão visual com a realidade. Os sentidos deixam de funcionar em seu estado normal. Total perda da noção de ego. Sensação de fusão do indivíduo com o espaço, outros objetos, ou universo. A perda da realidade torna-se tão severa que desafia sua expressão verbal. Os primeiros estágios são relativamente fáceis de se explicar em termos de mudanças mensuráveis de consciência e padrões cognitivos. Este nível é diferente porque o universo no qual as coisas são normalmente percebidas, deixa de existir.
É a mesma coisa sempre?

Os efeitos vão variar, dependendo da sensibilidade, personalidade do indivíduo, expectativa que a pessoa tem sobre os efeitos, presença de outras pessoas, etc.

Diferentes viagens

É simples, as reações psíquicas são ricas e variáveis. Vamos definir as alucinações como 'viagens'. Agora classificaremos em dois tipos de viagens: as boas e as más viagens.

Boa viagem (ouve-se muito Good Trip): A pessoa se sente recompensada pelos sons incomuns, cores brilhantes e pelas alucinações.

Má viagem (ou Bad Trip): Os fenómenos mentais são de natureza desagradável, visões terrificantes, sensações de deformação do próprio corpo, certeza de perigo iminente, etc.

Como já foi dito antes, tanto as ''boas'’ como as '‘más" viagens podem ser conduzidas pelo ambiente, pelas preocupações anteriores (o usuário experiente sabe quando não está de '‘cabeça boa'’ para tomar o alucinógeno) e principalmente por uma pessoa ao lado.
Os indígenas sempre usaram esses vegetais para rituais espirituais. Em todos os rituais, havia um guia, que encaminhava os pensamentos para 'lugares' bons, afim de manter a boa viagem rolando.

"Ô moço, se eu usar, minha mãe vai saber?"

Tirando o fator "mãe sabe de tudo", até as cagadas que nem fizemos ainda, eu diria que vai depender.

Ex¹.
Se você usar a querida Mari(juana) seus olhos possivelmente ficarão vermelhos (há casos que isso não acontece -'IndaBem') e apertadinhos ( -_- ). Seus pensamentos e reflexos será afetados, você ficará lerdo. A 'larica' vai ser forte, portanto esconda o Biotônico Fontoura. E o pior, você vai achar tudo isso muito engraçado.

Ex².
Caso use um alucinógenos com efeitos semelhantes ao do LSD, Noz, suas pupilas ficarão dilatadas e é possível que sinta muita sede.

Não preciso lembrar que não é pra aparecer sob efeito de alucinógenos na sua casa, né?
Sua mãe vai virar a Uni d
a Caverna do Dragão, ou o Mestre dos Magos (duas formas que o Vingador aparece para ferrar a galerinha) e isso não vai ser legal.

Em todo caso, evite aparecer pra sua mãe no momento ou logo depois de uma Trip.

Considerações finais

Como ocorre com quase todas as substâncias alucinógenas, praticamente não há desenvolvimento de tolerância; também, não induzem à dependência e não ocorre síndrome de abstinência com o cessar do uso. Um dos problemas preocupantes com o uso desses alucinógenos é a possibilidade, felizmente rara, da pessoa ser tomada de um delírio persecutório, delírio de grandeza ou acesso de pânico e, em virtude disto, tomar atitudesprejudiciais a si e aos outros.

Nem todos que experimentam drogas psicodélicas (como o LSD) têm uma experiência psicodélica e muitos alcançam estados alterados de consciência através de outros meios, como pela meditação, yoga, privação sensorial, etc.

Caso te preocupe usar esses vegetais mas ainda assim bate aquela vontade de saber a viagem, procure esses 'métodos alternativos'.

Relatos de viagens

O primeiro relato eu ouvi de um professor de física. Ele tinha um amigo, na faculdade, que não possuía nenhum dom em especial, muito menos para desenho. Um certo dia, numa festa, esse indivíduo resolve experimentar o LSD, dado um tempo de viagem, o cara olha pro braço e exclama: Cara, olha esse dragão tatuado aqui, que lindo meu!
Detalhe, ele não era tatuado. Ninguém entendeu nada. Nesse momento o "passageiro de primeira viagem" pega uma Bic e contorna o dragão que tinha visto. Ficou perfeito, e não tinha nada lá antes. Dias depois ele fez a tatuagem.

Esse é um exemplo de Good Trip.

Segue links de viagens que encontrei no Cogumelos Mágicos. Compensa a visita, mesmo.

Cogumelos
- Primeira viagem
- Cogumelos com Cannabis
- Verdadeira Good Trip - Veja como é importante afastar os maus pensamentos pra não entrar numa Bad.
- Trip influenciada pelo ambiente
- Várias viagens Místicas
- Bad Trip - Altamente recomendado.
- Bad trip² - Forte


Beleza, está feito!
Quero lembrar que selecionei apenas vegetais, não quis misturar com as drogas sintéticas. Caso haja algum erro, alguma coisa faltando, algo a mais, o que for que estiver incomodando, posta um comentário que eu verifico e arrumo o que for necessário.
Esse post foi feito às pressas, sem muita pesquisa, confesso.

Sugestão de Download:

Yes - Fragile - Tirado do blog 115 dB

Ekova - Discografia (Cogumelos Mágicos)
http://rapidshare.com/files/63327595...aphy.part1.rar
http://rapidshare.com/files/63403885...aphy.part2.rar
http://rapidshare.com/files/63444654...aphy.part3.rar
http://rapidshare.com/files/63459645...aphy.part4.rar
http://rapidshare.com/files/63520046...aphy.part5.rar

Teatro Mágico (Cogumelos Mágicos)

Sugestão de CD's, bandas:

The Beatles - Todos são bons, mas o Sgt Peppers supera.
Led Zeppelin - Todos
Humble Soul - Reggae
The Saints - Reggae
Bunny Wailer - Reggae

Fontes de pesquisa:
- Oficina Ciência Viva
- Wikipédia

Imagens nos links:
- Google


-----------------------------------------

*UPDATE: 

Havia um erro horrível nesse post. Coloquei, sem querer (talvez por falta de informação, não me lembro...) que a Maconha é um Alucinógeno. Viajei, foi mal!

4 comentários:

  1. muuuitcho bão menininho.
    Gostei do post, e espro um mais completo mais pra frente sobre uma específica, bgstaeadik!

    ResponderExcluir
  2. conheço a trip da tattoo heimm!!!
    kkk
    abraços

    ResponderExcluir
  3. ô, terá um post especializado sobre alguns que me chamam a atenção ;D

    A trip da tattoo é massa. Acho que a nossa sala intera do coc conhece. siUAHSIUHASIAs

    ResponderExcluir
  4. Oii, bOm pelO fatO de vc achar q ñ esta completO
    cOnfessO Q gOsteii muiitO e q me a judOu muiitO nO trabalhO dO meu cursO, obriigada ee quandO mOntar OutrO querO ter a hOnrra de pOder leer gOsteii dOs exemplOs rii de maiis ...

    ResponderExcluir