9.10.10

Em 0,31 segundos...

... você acaba com o preconceito e se livra da ignorância.

Pra começar bem esse "quadro" do Blog, em que realizo uma pesquisa no Google sobre algum assunto polêmico alheio, vamos falar do Movimento Skinhead.

Desde a escola (aprox. 5ª série - e hoje cada dia mais cedo) escolhemos a quem seguir, que roupas vestir, quais músicas ouvir, que esporte fazer... decidimos como a sociedade nos verá, a partir de então, aderindo uma "subcultura". Isso é comum à todos, mesmo àqueles que dizem ter um estilo próprio - nem percebem, mas acabaram de entrar para o grupo dos "Alternativos".
Mas não decidimos apenas o que seguir, também definimos o que não seguir e o porquê. Esse "porquê" confunde e gera discriminação, que divide a sociedade em diversos grupos subculturais (vide religiões, partidos políticos, emos, metaleiros, pagodeiros, skatistas, rollers...).
Apresentado o conceito de subcultura, vamos ao resultado da pesquisa (não pare por aqui):

"This is UK" by Shane Meadows


Por quê os Skinheads?
Porque, assim como muita coisa que me envolve, a verdade sobre esse movimento está implícita aos olhos da sociedade, que vê o Skinhead através da mídia, que por sua vez não busca a veracidade da notícia, mas sim o sensasionalismo (senso-comum), como uma segmentação do Facismo Neonazista. Pela discriminação gratuita. E porque eu sou Skinhead(!).


Surgimento dos Skinheads:
Skinheads é uma subcultura que possui tanto aspecto musical como também estético e comportamental. A raíz dos Skinheads começa a vingar em 1958, na Jamaica, enquanto os artistas locais misturam a música negra americana com os estilos tradicionais da ilha, originando o SKA. O novo ritmo possuí duas características: a forma energética como era dançada e os Rude Boys. O rude boy pode ser considerado o primitivo skinhead pelo seu modo requintado de vestir-se, imitando seus ídolos de filmes de gangster (o Rude Boy não era bem visto pela sociedade, pelos constantes confrontos policiais e uso abusivo de maconha). Os Skinheads, portanto, são constituídos em sua maioria por brancos (colonos)e negros (colônia) reunidos pela música (ska, reggae, rude boys, etc.). Em 1962 a Jamaica consegue independência da Grã-Bretanha à que se segue uma etapa de festa na qual se desenvolve o ROCKSTEADY e, posteriormente o REGGAE. Também nesse período ocorreu uma grande onde emigratória dos jovens jamaicanos à Grã-Bretanha, levando suas músicas e vestimentas ao Velho Mundo. Estes rude boys juntaram-se aos MODS, que eram jovens amantes da música negra, e como consequência dessa fusão originou-se os Skinheads.

Resumo: O movimento teve como terra natal a Grã-Bretanha, devido à mistura entre os Rude Boys (grupo jamaicano que teve origem paralela com o SKA) e os MODS (jovens britânicos que apreciavam a música negra da década de 60). Os integrantes ouviam SKA, Reggae, Jazz, Blues e sons semelhantes, se vestiam de forma requintada e raspavam as cabeças. Brancos e negros (assim como outros que resolvessem aderir ao movimento)se preocupavam apenas em dançar o frenético Skinhead Reggae (por volta de 1971 o Reggae toma um rumo que não interessa muito os Skinheads, que se encontram no SKA), beber e se divertir.

Divisão do movimento:
O movimento Skinhead, que tomara força com a explosão do Reggae nas paradas Inglesas, foi enfraquecendo junto ao Ska e outras músicas jamaicanas, ao final de 1970.
Nessa época, enquanto o desemprego e a desesperança cresciam na Inglaterra, surgia um novo estilo de música, o PUNK ROCK, que infectou as ruas e criou um estilo de vida próprio, nasceram os PUNKS. Os Skinheads logo se interessaram por este novo estilo musical e fizeram-se os mais fiéis seguidores, junto dos Punks. Os Skins mudaram o seu visual, fazendo-o mais rebelde e provocativo (nascem os BOOTBOYS) afastando-se de suas origens jamaicanas. O Punk logo perdeu aquele espírito de rebelião que teve ao nascer, porém em 77 apareceu uma nova geração de grupos musicais denominada Oi! (conhecido nas ruas como street punk ou reality punk).
A tentativa dos punks e também dos skins de provocarem à sociedade levou a erros como o de "enfeitarem-se" com símbolos nazistas, embora fosse somente para provocar ou ser o mais “mau”. Os partidos fascistas ingleses, aproveitando este exibicionismo punk e skin, e espalhando confusas mensagens nacional-socialistas para os operários, conseguiram assimilar os movimentos Skin e Punk (esse em menor escala) ao facismo. Aliás, estes partidos eram os únicos a ver os skinheads como indivíduos com valor e pareciam dar-lhes um futuro, pois a sociedade via os skinheads como corja de classe operária sem valor e que só causavam danos à sociedade. A National Front (partido facista Inglês) faz com que as suas juventudes fascistas se vejam refletidas na estética skin (cabelo curto, botas,...) e acabam adotando-a em 1980-1981 (também havia nazi-punks, mas foram em menor número, pois a sua imagem não ficava bem com as suas idéias).  Tudo isso foi apoiado pelos meios de comunicação que se importavam mais com o sensacionalismo do que com a veracidade das notícias(!).
Muitos skins opuseram-se a isto, tendo idéias opostas aos nazistas, criaram-se então, associações para espalhar e divulgar a autêntica imagem Skinhead. Em 1988 nasceu S.H.A.R.P. (Skin Heads Against Racial Prejudice - Skinheads Contra o Preconceito Racial) promovida por alguns grupos anti-racistas de skinheads norte-americanos. S.H.A.R.P. é uma organização apolítica com os únicos princípios de anti-racismo e antifascismo. Em 1993 cria-se em Nova York o R.A.S.H. (Red & Anarchist Skin Heads) formada por skinheads anarquistas e comunistas, renunciando ao apoliticismo da S.H.A.R.P.

Conclusão:
O movimento Skinhead teve algumas mutações de acordo com o conceito social-econômico do Reino Unido no período de 1960 à 1981 (foi nesse período que ocorreu as principais mudanças). Devido à esses acontecimentos, os Skinheads se dissovel em dois principais subgrupos: Facistas e Não-facistas. Os Não-facistas ainda se dividem em dois onde um é de extrema esquerda, combatendo o facismo, e o outro não toma partido na discussão, apenas não acolhendo os ideais racistas e xenófobos.

Todas essas informações foram achadas em 0,31 segundos. Demorei mais para digitar a pesquisa que para achar o resultado.

O preconceito existe porque vocês querem!


Fontes:
http://skinheadculture.blogspot.com/2007/12/histria-dos-skinheads.html
http://www.brasilescola.com/sociologia/skinheads.htm

Imagens:
http://skinheadculture.blogspot.com/2007/12/histria-dos-skinheads.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário