14.10.10

Revolução

O corrupto e brutal regime do Presidente Ceausescu, da Romênia, era famoso por todo o mundo. Governou o país com ferocidade por muitos anos. Em Novembro de 1989 ele foi reeleito Presidente por mais cinco anos.
Em 21 de Dezembro o Presidente, perturbado por um pequeno grupo protestante, da interiorana cidade de Timisoara, em apoio à Clergyman, foi persuadido a realizar uma "apresentação" em Bucharest. 
Um homem solitário na multidão, Nica Leon, "puto da vida" com Ceausescu e com as circunstâncias que ele criou para todos, começou a gritar em favor do Protestante de Timasoara. A multidão em volta dele, obediente até o último, pensou que quando ele gritava "Vida longa à Timisoara!" isso era algum tipo de novo slogan político do atual Presidente. Eles começaram a gritar, também. 
Foi apenas quando Nica falou "Abaixo Ceausescu!" que eles perceberam que alguma coisa estava errada. Morrendo de medo, eles tentaram se afastar de Nica, derrubando as faixas (a favor do atual governo) que carregavam. Em meio à bagunça, a madeira que sustentava os cartazes, agora no chão, eram pisados e estalavam e uma mulher começou a gritar. Os gritos de pânico soavam como vaias. 

O impensável estava acontecendo. Ceausescu permaneceu parado no palanque, ridiculamente congelado em incerteza, abrindo e fechando a boca sem falar nada. Até mesmo o câmera oficial do envento tremia de medo. Então o chefe de segurança andou até o palanque, para atrás do Presidente, e sussurrou "Eles estão invadindo". Essa frase ficou bem audível à todos pelo microfone que o Presidente usava  e foi transmitido para todo o país por rádios nacionais, que faziam a cobertura ao vivo. 

Esse foi o começo da revolução. Ceausescu foi assassinado uma semana depois.


Fonte: Banksy - Wall and Piece que achou em uma reportagem da BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário